Bioestimuladores de colágeno injetável

Os bioestimuladores são substâncias injetáveis que estimulam as células (fibroblastos) do próprio corpo na produção de colágeno. A grande vantagem é que essas substâncias são biocompatíveis e bioabsorvíveis, ou seja, não agridem o corpo e são absorvidas sem prejudicar o organismo.
Atualmente, entre os mais conhecidos bioestimuladores de colágeno estão ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona. Confira como cada um age no organismo:
- Ácido polilático (Sculptra®): permite a reestruturação da pele e tecidos subjacentes e, assim, combate a flacidez. O ácido pode ser usado tanto na face quanto em outras áreas, como pescoço, colo, braços, abdômen, pernas e glúteos. O procedimento suaviza os danos dos tecidos, causados pelo envelhecimento natural, corrigindo a espessura da pele e redefinindo o contorno facial e corporal. Não é recomendável o uso do ácido polilático na região dos olhos e lábios;
- Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®): a substância atua tanto como bioestimulador quanto como preenchedor. É indicada para o preenchimento de áreas da face onde houve perda de estrutura, além de áreas corporais, como as mãos. Em outras regiões do corpo, como abdômen, glúteos, coxas etc., a hidroxiapatita de cálcio é utilizada para melhorar a qualidade da pele e redução da flacidez;
- Ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio (HarmonyCa): primeiro injetável de efeito duplo da Allergan Aesthetics, atende à demanda por tratamentos estéticos não cirúrgicos cada vez mais sofisticados.Tem como objetivo responder às necessidades multidimensionais do envelhecimento da face, com um efeito lifting imediato, proporcionado pelo ácido hialurônico, e uma estimulação sustentada de colágeno oferecida pela hidroxiapatita.